Institucional

A Agência Brasil Central (denominação e finalidades decretadas na lei 18.746/14), surgiu em 1999 – conforme consta na lei 13.550/99, porém com o antigo nome AGECOM (Agência Goiana de Comunicação), no intuito de substituir a Secretaria de Comunicação Social do Estado de Goiás.

Cumprindo o importante papel público e social da comunicação, a agência conta com duas emissoras de rádio, emissora de TV, Diário Oficial e site que disponibiliza grande volume de conteúdos gerados exclusivamente para a internet. Todos, totalmente integrados à ABC.

Fazem parte da Agência Brasil Central: Diário Oficial do Estado de Goiás; Rádio Brasil Central (AM 1270); RBC (FM 90,1); Televisão Brasil Central (TBC); e o Site de Notícias Goiás Agora.

Breve história dos veículos da ABC

O grande primeiro passo da comunicação oficial se deu com o início do Diário Oficial do Estado de Goiás, antes mesmo de existirem as emissoras de rádio e televisão. A Imprensa Oficial de Goiás foi fundada pela Lei Provincial, de 16 de março de 1836. No dia 03 de junho de 1837, circulou pela primeira vez o Correio Oficial de Goiás. O Diário Oficial tem como objetivo a divulgação de decretos, portarias, convocações e tudo que esteja oficialmente relacionado ao Governo do Estado de Goiás.

A Rádio Brasil Central foi criada em 1950 e, desde então, tornou-se um marco na história do povo goiano. A programação é abrangente, com músicas, assuntos esportivos, cobertura jornalística e assuntos diversificados de entretenimento.

A RBC está no ar desde 1973. Com repertório bem planejado, proporciona aos ouvintes uma grade musical suave e boletins informativos durante toda a programação.

A Televisão Brasil Central (TBC) surgiu em 1975. Através da ampla cobertura, a emissora acompanha os acontecimentos do estado de Goiás e entrega ao telespectador conteúdos de qualidade, com programas que englobam jornalismo, entretenimento e cultura. A nível nacional, é afiliada à TV Cultura, o que torna a programação ainda mais interessante com a exibição de filmes, desenhos e documentários.

A modernização e o advento da internet sempre estiveram aos olhos da ABC. Acompanhando a evolução tecnológica, os boletins noticiosos passaram a ser veiculados em meio eletrônico, a partir de 2000, no site Goiás Agora. Este feito proporcionou, ainda mais, a agilidade na cobertura e divulgação institucional das ações de governo.